segunda-feira, 10 de março de 2008

Romantismo











O Romantismo foi um movimento artístico e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que marcou o período neoclássico e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa. Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade e pela emoção.De acordo com o tema principal, os romances românticos no Brasil podem ser classificados como indianistas, urbanos ou regionalistas.




Romance indianista~~> O índio era o foco da literatura, pois era considerado uma autêntica expressão da nacionalidade, e era altamente idealizado. Como um símbolo da pureza e da inocência, representava o homem não corrompido pela sociedade, o não capitalista, além de assemelhar-se aos heróis medievais, fortes e éticos. Junto com tudo isso, o indianismo expressava os costumes e a linguagem indígenas, cujo retrato fez de certos romances excelentes documentos históricos.



Romance urbano~~> Os temas desenvolvidos tratam da vida na capital e relatam as particularidades da vida cotidiana da burguesia, cujos membros se identificavam com os personagens. Os romances faziam sempre uma crítica à sociedade através de situações corriqueiras, como o casamento por interesse ou a ascensão social a qualquer preço.




Romance regionalista~~> Propunha uma construção de texto que valorizasse as diferenças étnicas, lingüísticas, sociais e culturais que afastavam o povo brasileiro da Europa, e caracterizava-os como uma nação. Os romances regionalistas criavam um vasto panorama do Brasil, representando a forma de vida e individualidade da população de cada parte do país. A preferência dos autores era por regiões afastadas de centros urbanos, pois estes estavam sempre em contato com a Europa, além de o espaço físico afetar suas condições de vida.

1º Geração (Nacionalista–indianista) -Voltada para a natureza, regressa ao passado histórico e ao medievalismo. Cria um herói nacional na figura do índio, de onde surgiu a denominação de geração indianista. O sentimentalismo e a religiosidade são outras características presentes. Entre os principais autores podemos destacar Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre.

Gonçalves de Magalhães foi o introdutor do romantismo no Brasil

Obras: Suspiros Poéticos e Saudades.


Gonçalves Dias foi o mais significativo poeta romântico brasileiro.

Obras: Canção do exílio, I-Juca-Pirama.

Araújo Porto Alegre fundou ,com os outros dois, a Revista Niterói-Brasiliense.



*Principais características:Nacionalista,Ufanista,Indianista,Subjetivismo,Religioso,Brasileirismo (linguagem) e evasão do tempo e espaço

2º Geração (Mal do Século) - Essa geração, também conhecida como Byroniana e Ultra-Romantismo, recebeu a denominação de mal do século pela sua caracteristica de abordar temas obscuros como a morte, amores impossíveis e a escuridão



Álvares de Azevedo

Fazia parte da sociedade epicuréia destinada a repetir no Brasil a existência boêmia de Byron.

Obras: Soneto, Lembranças de Morrer, Noite na Taverna



Casimiro de Abreu

Obras: As Primaveras.


Pálida á Luz,Poesia e amor, etc.

Fagundes Varela


Embora byroniano, a pPoemasoesia dele já apresentava algumas características da 3º geração do romantismo.

Junqueira Freire


Com estilo dividido entre a homossexualidade e a heterossexualidade, demonstrava as idiossincrasias da religião católica do século XIX.

*Principais características:

Profundo subjetivismo,Egocentrismo,Individualismo,Evasão na morte e Saudosismo (lamentação)- Casimiro de Abreu

3º Geração (Condoreira) - Conhecida também como Condoreira, simbolizado pelo Condor, uma ave que costuma construir seu ninho em lugares muito altos, ou Hugoniana, referente ao escritor francês Victor Hugo, grande pensador do social. Apresenta linguagem declamatória e vem carregada de figuras de linguagem. Sentimento Social Liberal e Abolicionista. Apresenta como principais autores Castro Alves, Sousândrade e Tobias Barreto.



Castro Alves

Negro, denominado "Poeta dos Escravos", o mais expressivo representante dessa geração. Obras: Espumas Flutuantes, Navio Negreiro.



Principais românticos brasileiros



Joaquim Manuel de Macedo

Romancista urbano escreveu "A Moreninha" e também "O Moço Loiro".



José de Alencar

Principal romancista romântico.

Romances urbanos: Lucíola; A Viuvinha; Cinco Minutos; Senhora.

Romances regionalistas: O Gaúcho, O Sertanejo, O Tronco do Ipê.

Romances históricos: A Guerra dos Mascates; As Minas de Prata.

Romances indianistas: O Guarani, Iracema e o Ubirajara.



Manuel Antônio de Almeida



Romancista urbano, precursor do Realismo.

Obras: Memórias de um Sargento de Milícias.



Bernardo Guimarães

Considerado fundador do regionalismo.


Obras: A Escrava Isaura; O SeminaristaFranklin TávoraRegionalista.

Obra mais importante: O Cabeleira.



Visconde de Taunay

Regionalista.

Obra mais importante: Inocência.



No país, entretanto, o romantismo perdurará até à década de 1880. Com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, por Machado de Assis, em 1881, ocorre formalmente a passagem para o período realista.



De olho no vestibular!


1)Navio Negreiro - Castro Alves (fragmento)
Senhor Deus dos desgraçados!Dizei-me vós, Senhor Deus!Se é loucura... se é verdadeTanto horror perante os céus...Ó mar! por que não apagasCoa esponja de tuas vagasDe teu manto este borrão?...Astros! noite! tempestades!Rolai das imensidades!Varrei os mares, tufão!...Quem são estes desgraçados,Que não encontram em vós,Mais que o rir calmo da turbaQue excita a fúria do algoz?Quem são?...Se a estrela se cala,Se a vaga à pressa resvalaComo um cúmplice fugaz,Perante a noite confusa...Dize-o tu, severa musa,Musa, libérrima, audaz!São os filhos do desertoOnde a terra esposa a luz.Onde voa em campo abertoA tribo dos homens nus...São os guerreiros ousados,Que com os tigres mosqueadosCombatem na solidão...Homens simples, fortes, bravos...Hoje míseros escravosSem ar, sem luz, sem razão...
O fragmento acima foi retirado do canto V de Navio Negreiro, um dos poemas mais significativos do romantismo brasileiro
.


a) Estabeleça uma comparação entre a temática abordada por Castro Alves e os tópicos recorrentes na segunda fase da poesia romântica, o chamado "Mal do Século"



Resposta: A temática social abordada por Castro Alves, explicitada na denúncia dos horrores da escravidão e na luta pela sua abolição, difere por completo dos tópicos recorrentes na fase do Ultra-Romantismo ou "Mal do Século", representados por poemas que abordam, num universo de pessimismo e angústia, os seguintes aspectos: individualismo, solidão, melancolia, frustração e morte.



2)(...)“Teu amor na treva é – um astro,No silêncio uma canção,É brisa – nas calmarias,É abrigo – no tufão;Por isso eue amo, querida,Quer no prazer, quer na dor...Rosa! Canto! Sombra! Estrela!Do Gondoleiro do amor.”O fragmento do poema de Castro Alves mostra uma relação entre parceiros amorosos que se estabelece através de uma expressão ______________ dos sentimentos, próprias das manifestações do período literário denominado _______________


a)objetiva Romantismo
b)moralizante Simbolismo
c)idealizada Romantismo
d)melancólica Simbolismo
e)idílica Parnasianismo


Resposta:c


Um comentário:

Anônimo disse...

Muito lindas essas fotos

Gostei muito

Abraço

Du

 
© Papeis Krista '' Por Elke di Barros