"Toda forma exige fechamento e fim, e o barroco se define pelo movimento e instabilidade; parece-nos, pois, que ele se encontra ante um dilema: ou negar-se como barroco, para completar-se numa obra, ou resistir à obra para persistir fiel a si mesmo"
(J. Rousset)
Conhecido também por Seiscentismo (anos de 1600), este foi um estilo literário marcado pela linguagem rebuscada, o uso de antíteses e de paradoxos que expressavam a visão de mundo barroca numa época de transição entre o teocentrismo e o antropocentrismo.No Barroco, estão presentes duas vertentes: conceptismo e cultismo.
lória e prazer tão repentinoVos deu,
como afirmais na Sacra História,
Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada
Cobrai-a e não queirais, Pastor Divino,
Perder na Vossa ovelha a Vossa glória."(Gregório de Matos)
É verdade, Senhor, que hei, delinqüido
Delinquido vos tenho..."(Gregório de Matos)
- Características:
*Metáfora
Revolução da poética barroca com o surgimento das metáforas erótico-anatômicas que associavam o amor ao prazer e a natureza à mulher.
*Antítese
Reflete a contradição do homem barroco, seu dualismo
*Paradoxo
Demonstra a tentativa de fusão dos opostos que atormenta o homem barroco
"Ardor em firme coração nascido; / Pranto por belos olhos derramado; / Incêndio em mares de água disfarçado; / Rio de neve em fogo convertido."
(Gregório de Matos)
(Gregório de Matos)
*Hipérbato
Denota a desordem do pensamento do homem barroco
"A vós correndo vou, braços sagrados / Nessa Cruz sacrossanta descobertos"(Gregório de Matos)
"Oh não aguardes que a madura idade / Te converta essa flor, essa beleza, / Em terra, em cinzas, em pó, em sombra, em nada."(Gregório de Matos)
Nasce o Sol e não dura mais que um dia,Depois da Luz se segue a noite escura,Em tristes sombras morre a formosura,Em contínuas tristezas a alegria.Porém se acaba o Sol, por que nascia?Se é tão formosa a Luz, por que não dura?Como a beleza assim se transfigura?Como o gosto da pena assim se fia?Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza,Na formosura na se dê constância,E na alegria sinta-se a tristeza.Começa o mundo em fim pela ignorância,E tem qualquer dos bens por naturezaA firmeza somente na inconstância.(MATOS, Gregório. 25 poemas. Belo Horizonte: Itatiaia, 1998. p.44.)
a) o poeta, influenciado pelo classicismo, estabelece um paralelo entre os processos naturais e o percurso humano.
b) o poeta, inspirado no desconcerto do mundo camoniano, se queixa da brevidade da vida e da instabilidade do mundo.
c) o poeta, apesar da visão pessimista, observa que o destino das tristezas é se transformarem em alegria.
d) o poeta, baseando-se numa constatação pragmática, afirma que a Luz e formosura estão destinadas a desaparecer.
e) o poeta, imbuído no espírito Barroco que enforma a sua poesia, vê o mundo às avessas, em que o fulgaz é o que permanece.
Dentre as opções abaixo, assinale aquela em que NÃO se confirmam essas tendências estéticas:
a) o culto do contraste, sugerindo a oposição bem x mal, em linguagem simples, concisa, direta e expressiva da intenção barroca de resgatar os valores greco-latinos.
b) a tentativa de convencer o homem do século XVII, imbuído de práticas e sentimentos comuns ao semipaganismo renascentista, a retomar o caminho do espiritualismo medieval, privilegiando os valores cristãos.
c) a presença do discurso dramático, recorrendo ao princípio horaciano de “ensinar deleitando” – tendência didática e moralizante, comum à Contra-Reforma.
d) O tratamento do tema principal – a denuncia à cobiça humana – através do concepismo, ou jogo de idéias.
e) A utilização da alegoria, da comparação, como recursos oratórios, visando à persuasão do ouvinte
a) o culto do contraste, sugerindo a oposição bem x mal, em linguagem simples, concisa, direta e expressiva da intenção barroca de resgatar os valores greco-latinos.
b) a tentativa de convencer o homem do século XVII, imbuído de práticas e sentimentos comuns ao semipaganismo renascentista, a retomar o caminho do espiritualismo medieval, privilegiando os valores cristãos.
c) a presença do discurso dramático, recorrendo ao princípio horaciano de “ensinar deleitando” – tendência didática e moralizante, comum à Contra-Reforma.
d) O tratamento do tema principal – a denuncia à cobiça humana – através do concepismo, ou jogo de idéias.
e) A utilização da alegoria, da comparação, como recursos oratórios, visando à persuasão do ouvinte
Um comentário:
Oiii
Só passei pra falar que o blog tá muito massa
Continuem assim
Abraço
Du
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