segunda-feira, 10 de março de 2008

Arcadismo



O Arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII. O nome dessa escola é uma referência à Arcádia, região bucólica do Peloponeso, na Grécia, tida como ideal de inspiração poética. No Brasil, o movimento árcade toma forma a partir da segunda metade do século XVIII.A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo que lhe diz respeito. É por isto que muitos poetas ligados ao arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos,pois o ideal de vida válido era o de uma vida bucólica.
O desejo da natureza, a realização da poesia pastoril, a reverência ao bucolismo são traços marcantes da literatura arcádica, disposta a fazer valer a simplicidade perdida no Barroco.


~~>Fugere urbem (fuga da cidade)


~~>Locus amoenus (lugar aprazível, ameno)


~~>Aurea Mediocritas (mediocridade áurea - simboliza a valorização das coisas cotidianas focalizadas pela razão)


~~>Inutilia truncat (cortar o inútil - eliminar o rebuscamento barroco)


~~>Neoclassicismo~~>Pseudônimos pastoris (fingimento poético para não revelar sua identidade)


~~>Carpe diem (aproveite o dia)


Seus principais representantes foram:


*Cláudio Manuel da Costa
Introdutor do Arcadismo no Brasil, Cláudio Manuel da Costa (1729-1789) estudou Direito em Coimbra. Rico, advogou em Mariana, SP, onde nasceu e estabeleceu-se depois em Vila Rica. Foi um poeta de transição, ainda muito preso ao Barroco. Era grande amigo de Tomás Antônio Gonzaga, como atesta a poesia deste. Tinha os pseudônimos (apelido, no caso dos árcades, de origem pastoril) de Glauceste Satúrnio e Alceste. O nome de sua musa era Eulina. Foi preso em 1789, acusado de reunir os conjurados da Inconfidência Mineira. Após delatar seus colegas, é encontrado morto na cela, um caso de suicídio até hoje nebuloso. Na citação a seguir está presente um elogio ao campo, lugar idealizado pelos árcades.




"Quem deixa o trato pastoril, amado
Pela ingrata civil correspondência,
Ou desconhece o rosto da violência,
Ou do retiro da paz não tem provado."



*Basílio da Gama
O poeta José Basílio da Gama (1741-1795), nascido em São João del Rei, MG. Estudou com os Jesuítas no RJ até a expulsão destes do Brasil pelo Marquês de Pombal. Foi para Itália e ingressou na Arcádia Romana, adotando o pseudônimo de Termindo Sipilío. Escapou de acusações de jesuitismo escrevendo elogios ao casamento da filha do Marquês de Pombal. Escreveu O Uruguai ajudado por este e o publicou em 1769. A segunda passagem é uma das passagens mais famosas de sua obra: a morte de Lindóia.



"Na idade que eu, brincando entre os pastores,
Andava pela mão e mal andava,
Uma ninfa comigo então brincava,
Da mesma idade e bela como as flores."



*Tomás Antônio Gonzaga
Nascido em Porto (1744-1810?) de pai brasileiro, estudou na BA e formou-se em Coimbra em Direito, sendo um jurista habilidoso. Envolvido na Inconfidência é preso em 23/05/1789 e mandado para a prisão no Rio de Janeiro. É deportado para a África em 1792. Na África se casa com uma rica herdeira, recupera fortuna e influências e morre, provavelmente, em 1810. Produziu pouco, exceto no curto tempo em que esteve em MG. Apaixonado por Maria Dorotéia Joaquina de Seixas, escreveu Marília de Dirceu em sua homenagem. Ele ia casar-se com ela e partir para a Bahia assumir um cargo de desembargador, mas foi preso uma semana antes. Segundo suas poesias ele não participava da Conjuração, apesar de ser amigo de Cláudio Manuel da Costa. De fato, Gonzaga, acusado de ser o mais capaz de dirigir a Inconfidência e ser o futuro legislador, não suportava Tiradentes. Escreveu também as Cartas Chilenas, que satirizavam seu desafeto,o governador Luís Cunha Meneses Sua obra apresenta características transitórias para o Romantismo, como a supervalorização do amor e a idealização da mulher em Marília de Dirceu.

"Eu vi o meu semblante numa fonte,
Nos anos ainda não está cortado;
Os Pastores, que habitam este monte
Respeitam o poder de meu cajado."

De olho no vestibular!

01. Entre os escritores mais conhecidos do “Grupo Mineiro”, estão:

a)Santa Rida Durão, Cecília Meireles, Tomás Antônio Gonzaga

b)Alvarenga Peixoto, Fernando Sabino, Cláudio Manuel da Costa

c)Basílio da Gama, Paulo Mendes Campos, Alvarenga Peixot

d)Silva Alvarenga, Mário de Andrade, Menotti del Picchia

e)Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto


02. (ITA) Uma das afirmações abaixo é incorreta. Assinale-a:

a)A morte de Moema,índia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao índio Cacambo, é trecho mais conhecido da obra O Uruguai, de Basílio da Gama

b)O poema épico Caramuru, de Santa Rita Durão, tem como assunto o descobrimento da Bahia, levado a efeito por Diogo Álvares Correia, misto de missionários e colonos português

c)A produção literária do Arcadismo brasileiro constitui-se sobretudo de poesia, que pode ser lírico-amorosa, épica e satírica

d)O escritor árcade reaproveita os seres criados pela mitologia greco-romana, deuses e entidades pagãs. Mas esses mesmos deuses convivem com outros seres do mundo cristão

e)O árcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construções da linguagem barroca, preferindo a clareza, a ordem lógica na escrita


03. Qual a alternativa que apresenta uma associação errada?

a)Arcadismo / Iluminismo

b)Arcadismo / Racionalismo

c)Arcadismo / Anti-Classicismo

d)Barroco / Contra-Reforma

e)Romantismo / Revolução Industrial


04. Assinale o que não se refere ao Arcadismo:

a)Volta aos princípios clássicos greco-romanos e renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeição, a imitação da natureza)

b)Época do Iluminismo (século XVIII) – Racionalismo, clareza, simplicidade

c)Apóia-se em temas clássicos e tem como lema: inutilia truncat (“corta o que é inútil”)

d)Ornamentação estilística, predomínio da ordem inversa, excesso de figuras

e)Pastoralismo, bucolismo suaves idílios campestres


05. Poema satírico sobre os desmando administrativos e morais imputados a Luís da Cunha Menezes, que governou a Capitania das Minas de 1783 e 1788:

a)Fábula do Ribeirão do Carmo

b)Caras Chilenas

c)Marília de Dirceu

d)O Uruguai

e)Vila Rica

Nos exercícios 6 e 7, assinale, em cada um, a(s) afirmação(ões) improcedente(s) sobre o Arcadismo. (Podem ocorrer várias em cada exercício).

06. Quanto à linguagem árcade:

I - prefere a ordem indireta, tal como no latim literário;

II - tornou-se artificial, pedante, inatural;

III - procura o comedimento, a impessoalidade, a objetividade;

IV - manteve as ousadias expressionais do Barroco;

V - promove um retorno às “virtudes clássicas”da clareza, da simplicidade e da harmonia.

a)II, IV,V

b)III,IV

c)II, V

d)I, II, IV

e)I, II, III, IV, V


07. A respeito da época em que surgiu o Arcadismo:

a)os “enciclopedistas”construíram os alicerces filosóficos da Revolução Francesa

b) em O Contrato Social, Rousseau aborda a origem da Autoridade

c)a burguesia conhece, então, acentuado declínio em seu prestígio

d)o adiantamento cientifico é uma das marcas desta época histórica

08. (ITA) Dadas as afirmações:

I - O Uruguai, poema épico que antecipa em várias direções o Romantismo, é motivado por dois propósitos indisfarçáveis: exaltação da política pombalina e antijesuitismo radical.

II - O(A) autor(a) do poema épico Vila Rica, no qual exalta os bandeirantes e narra a história da atual Ouro Preto, desde a sua fundação, cultivou a poesia bucólica, pastoril, na qual menciona a natureza como refúgio.

III - Em Marília de Dirceu, Marília é quase sempre um vocativo; embora tenha a estrutura de um diálogo, a obra é um monólogo – só Gonzaga fala, raciocina; constantemente cai em contradição quanto à sua postura de Spastor e sua realidade de burguês.Está(ão) Correta(s):

a)I e III

b)I e II

c)II e III

d)I, II e III


09. Indique a alternativa errada:

a)O cultismo correspondeu sobretudo a um jogo formal refinado, com uso abundante de figuras de linguagem e verdadeiras exaltação sensorial na composição das imagens e na elaboração sonora

b)O Arcadismo tendeu à obscuridade, à complicação lingüística e ao ilogismo

c)O arcadismo afirmou-se em oposição ao estilo barroco

d)Cultismo e conceptismo são as duas vertentes literárias do estilo barroco

e)O conceptismo correspondeu a um estilo fundado em “agudezas”ou “sutilezas”de pensamento, com transições bruscas e associações inesperadas entre conceitos


10. Em seu poema épico, tenta conciliar a louvação do Marquês de Pombal e o heroísmo do índio. Afasta-se do modelo de Os Lusíadas e emprega como maravilhoso o fetichismo indígena. São heróis desse poema:

a)Diogo Álvares Correia, Paraguaçu, Moema

b)Diogo Álvares Correia, Paraguaçu, Tanajura

c)Cacambo, Lindóia, Moema

d)Cacambo, Lindóia, Gomes Freira de Andrade

e)n.d.a.


Gabarito:

01 - E

02 - A

03 - C

04 - D

05 - B

06 - D

07 - C

08 - A

09 - B

10 - D








4 comentários:

Anônimo disse...

Ficou legal a postagem

Parabéns

Abraço

Du

Unknown disse...

Ficou muito bom,
Me ajudou bastante,
Mtu obrigado e parabéns

Abraços ... Lucas

Anônimo disse...

Não me ajudou em Nadaa !
Questões muito fácieis , Preciso me preparar para o Vestibular .
Que MERDA .~;

Anônimo disse...

Desculpe, mas aí está constando informações erradas, datas e detalhes de cada um dos inconfidentes e árcades. Deveria pesquisar um pouco mais antes de postar algo ou confirmar a autenticidade dos fatos antes de copiar e colar.

 
© Papeis Krista '' Por Elke di Barros