O maniqueísmo que marcava as produções românticas será substituído por uma compreensão mais complexa da alma humana . O Naturalismo , curiosamente , acabará incorrendo em algumas simplificações exatamente em função de fazer os enredos se amoldarem a concepções científicas preestabelecidas , muitas vezes de forma mecânica e artificial .
Contra e a tendência escapista , o escritor encara a realidade de frente , tematizando as das relações humanas em seus aspectos corriqueiros , desprezando as grandes paixões . A corrente naturalista manifestará evidente preferência pela exploração da sexualidade . Isto quer dizer que os escritores nela alinhados escolherão do cotidiano os fatos mais escabrosos e incomuns para torná-los matéria artística : era o "belo horrível".
Seguindo a mesma linha , para combater o heroísmo romântico , os realistas compunham o perfil psicológico de suas personagens de acordo com traços absolutamente normais , de pessoas comuns . Já os naturalistas transformarão muitas vezes suas personagens em manifestação de caracteres doentios , em um processo de animalização que será explicitamente inspirado pelas idéias evolucionistas de Darwin .
De uma forma geral , se podemos dizer que no Romantismo prevalecia a imagem de um homem sentimental , no Realismo predomina o homem psicológico , e no Naturalismo o homem biológico .
Evidentemente , Realismo e Naturalismo estão profundamente ligados , de forma que alguns aspectos comuns podem ser facilmente encontrados . Ambos são anti-românticos , transformados por vezes seus produtos em instrumentos de desmascaramento da pieguice romântica decadente. Além disso , pratica uma análise da realidade fundada em uma visão objetiva da sociedade e do ser humano , quase sempre de forte teor crítico .Essa espiritualização , passou a ser encarado como manifestação fisiológica .
Acima de tudo , o Realismo e o Naturalismo defendem a busca da Verdade como fim último da prática literária , concebida quase como uma missão a que o artista deve dedicar toda a força de suas idéias e de seu talento .
A preocupação com uma linguagem mais acessível e informativa buscava superar o estilismo que tornara a expressão romântica um discurso empolado e vazio . A liberdade do início do Romantismo é negada em nome de uma expressão mais clássica , mais contida , mais regrada.
~~>O conflito da personagem realista origina-se quase sempre da decadência do meio social ou de desequilíbrios de ordem espiritual . A personagem naturalista tem a origem de seus conflitos em heranças biológicas que , num determinado momento , em determinado ambiente , vêm à tona . Por isso , as personagens naturalistas são sempre muito parecidas umas com as outras . Sua individualidade desaparece , levando quase todas a constituírem meros tipos ( tipo é o nome que se dá a personagens estáticas , com apenas uma característica marcante , que não mudam no decorrer da narrativa ) .
~~>Obedecendo ao determinismo científico que estava em moda na época , o escritor naturalista simplifica demais a realidade e o ser humano .
O Realismo significou a aparição de uma série de temas novos, mas, sobretudo, uma maneira diferente de entender a literatura. O subjetivismo romântico foi substituído pela descrição da realidade externa. O escritor realista desejava retratar a realidade tal como era, sem deixar de lado nenhum aspecto, por mais desagradável que fosse. A base do romance realista é a relação entre o indivíduo e a sociedade. Através dos personagens, abordavam-se conflitos sociais: entre a burguesia e o proletariado, entre a sociedade urbana e a sociedade rural, entre a ideologia conservadora e a liberal e progressista. Os personagens eram estudados em detalhe. Segundo Eça de Queirós:
De olho no vestibular!
1)Sobre o Realismo,assinale a afirmativa correta:
a)O romance é visto como distração e não como meio de crítica às instituições sociais e decadentes
b)Os escritores realistas procuram ser pessoais e objetivos
c)O romance sertanejo ou regionalista originou-se no Realismo
d)O Realismo constitui uma oposição ao idealismo romântico
2)Tendo em vista as estéticas literárias brasileiras,podemos afirmar que o Realismo brasileiro:
a)Foi marcado por uma intensa preocupação com o aspecto histórico da nação.
b)Determinou o surgimento de uma nova escrita literária cuja ênfase recaiu nas relações amorosas de finais felizes
c)ao se confundir com o Naturalismo,pretendeu uma objetividade maior com vistas a retratar a realidade
d)foi o grande responsável pela afirmação de uma literatura de caráter sugestivo e ambíguo
e)veiculou uma visão idealizada da aristocracia brasileira do tempo do Império
3)Assinale a alternativa em que se encontram características da prosa do Realismo:
a)Objetivismo;subordinação dos sentimentos a interesses sociais.críticas às instituições decadentes da sociedade burguesa
b)Idealização do herói;amor visto como redenção.oposição aos valores sociais
c)Casamento visto como arranjo de conveniência;descrição objetiva;idealização da mulher
d)Linguagem metafórica;protagonista tratado como anti-herói;sentimentalismo
e)Espírito de aventura;narrativa lenta;impasse amoroso solucionado pelo final feliz
4)O Naturalismo,como estética ocidental do século XIX,presente também na literatura brasileira,tem como princípios ideológicos e estéticos
a)as leis científicas,os temas místico-religiosos,o descritivismo
b)o determinismo,o pensamento pessimista,a tensão dialética entre a participação e a impotência do indivíduo
c)a experimentação formal,o regionalismo e o primitivismo
d) a literatura cosial não-realista,o nacionalismo literário e a temática universal
e) o romance pitoresco e histórico,o santismo e a influência do método descritivo das ciências normais
Gabarito:
1)D
2)C
3)A
4)B