sábado, 15 de março de 2008

Realismo/Naturalismo



*Contexto Histórico - O Realismo/Naturalismo surgiu inicialmente como uma reação aos excessos sentimentais do Romantismo , que já tinha saturado a cena artística européia desde meados do século XIX . Em Portugal , o marco histórico que introduziu as idéias realistas-naturalistas foi chamada "Questão Coimbra que , em 1865 opôs realistas a românticos . No Brasil , Realismo e Naturalismo tiveram trajetórias mais ou menos distintas : o primeiro iniciou-se com Memórias póstumas de Brás Cubas , de Machado de Assis , publicado em 1881 , e o segundo , no mesmo ano , com O mulato , de Aluísio Azevedo .

*Características - Opondo-se à idealização própria do Romantismo , os realistas-naturalistas optaram por um tratamento mais fiel da realidade , considerada de forma direta , sem aquilo que acreditavam ser uma mascarada fantasia ingênua do estilo anterior . A corrente naturalista utilizou-se com freqüência da aplicação do determinismo de Taine aos romances , condicionando suas personagens aos desígnios do meio físico e social .
O maniqueísmo que marcava as produções românticas será substituído por uma compreensão mais complexa da alma humana . O Naturalismo , curiosamente , acabará incorrendo em algumas simplificações exatamente em função de fazer os enredos se amoldarem a concepções científicas preestabelecidas , muitas vezes de forma mecânica e artificial .
Contra e a tendência escapista , o escritor encara a realidade de frente , tematizando as das relações humanas em seus aspectos corriqueiros , desprezando as grandes paixões . A corrente naturalista manifestará evidente preferência pela exploração da sexualidade . Isto quer dizer que os escritores nela alinhados escolherão do cotidiano os fatos mais escabrosos e incomuns para torná-los matéria artística : era o "belo horrível".
Seguindo a mesma linha , para combater o heroísmo romântico , os realistas compunham o perfil psicológico de suas personagens de acordo com traços absolutamente normais , de pessoas comuns . Já os naturalistas transformarão muitas vezes suas personagens em manifestação de caracteres doentios , em um processo de animalização que será explicitamente inspirado pelas idéias evolucionistas de Darwin .
De uma forma geral , se podemos dizer que no Romantismo prevalecia a imagem de um homem sentimental , no Realismo predomina o homem psicológico , e no Naturalismo o homem biológico .
Evidentemente , Realismo e Naturalismo estão profundamente ligados , de forma que alguns aspectos comuns podem ser facilmente encontrados . Ambos são anti-românticos , transformados por vezes seus produtos em instrumentos de desmascaramento da pieguice romântica decadente. Além disso , pratica uma análise da realidade fundada em uma visão objetiva da sociedade e do ser humano , quase sempre de forte teor crítico .Essa espiritualização , passou a ser encarado como manifestação fisiológica .
Acima de tudo , o Realismo e o Naturalismo defendem a busca da Verdade como fim último da prática literária , concebida quase como uma missão a que o artista deve dedicar toda a força de suas idéias e de seu talento .
A preocupação com uma linguagem mais acessível e informativa buscava superar o estilismo que tornara a expressão romântica um discurso empolado e vazio . A liberdade do início do Romantismo é negada em nome de uma expressão mais clássica , mais contida , mais regrada.

Todo naturalista é realista , mas nem todo realista é naturalista .

~~> Os naturalistas enfatizam o fato de a hereditariedade física e psicológica determinar o comportamento das personagens. Essas características é comum porque o naturalista admite uma visão predominante biológico do ser humano , tal como fora proposto pela ciência . A personagem naturalista também está condicionada a um destino contra o qual não pode lutar . Sua vida interior é reduzida a quase nada : seu comportamento aproxima-se bastante do comportamento anima , pois ela é movida pelo instinto . Daí decorrem as principais características das personagens naturalistas : - condicionamento da personagem ao meio físico , social e à hereditariedade ; - ênfase na satisfação de necessidades instintivas ; - comportamento muito semelhante ao comportamento animal ( por isso as inúmeras comparações entre seres humanos e animais ) . O homem é visto como um "caso" a ser cientificamente analisado ou como um ser condicionado pelas leis físicas e químicas , pela hereditariedade e pelo meio físico e social . Essa concepção explica por que muitas personagens naturalistas são exemplos de patologias sociais ou físicas .


~~> O romance tipicamente naturalista tem intenções combativas : pretende funcionar como um documento ao apresentar situações que levem o leitor a refletir sobre as condições da realidade social . O enredo naturalista apresenta , portanto: - situações de desequilíbrio social muito graves ; - denúncias das desigualdades sociais .


~~>O conflito da personagem realista origina-se quase sempre da decadência do meio social ou de desequilíbrios de ordem espiritual . A personagem naturalista tem a origem de seus conflitos em heranças biológicas que , num determinado momento , em determinado ambiente , vêm à tona . Por isso , as personagens naturalistas são sempre muito parecidas umas com as outras . Sua individualidade desaparece , levando quase todas a constituírem meros tipos ( tipo é o nome que se dá a personagens estáticas , com apenas uma característica marcante , que não mudam no decorrer da narrativa ) .


~~>Obedecendo ao determinismo científico que estava em moda na época , o escritor naturalista simplifica demais a realidade e o ser humano .


~~>O escritor naturalista dá preferência a ambientes miseráveis e desequilibrados , pois neles os conflitos sociais aparecem mais nitidamente . Cumpre acrescentar ainda que tanto realistas quanto naturalistas combateram três instituições da época : a Igreja , a família e a monarquia . São comuns nesse período romances que tratam do adultério e também da corrupção no clero .

No Brasil,os principais escritores desse período foram: Machado de Assis,Aluísio Azevedo e Raul Pompéia.
O Realismo significou a aparição de uma série de temas novos, mas, sobretudo, uma maneira diferente de entender a literatura. O subjetivismo romântico foi substituído pela descrição da realidade externa. O escritor realista desejava retratar a realidade tal como era, sem deixar de lado nenhum aspecto, por mais desagradável que fosse. A base do romance realista é a relação entre o indivíduo e a sociedade. Através dos personagens, abordavam-se conflitos sociais: entre a burguesia e o proletariado, entre a sociedade urbana e a sociedade rural, entre a ideologia conservadora e a liberal e progressista. Os personagens eram estudados em detalhe. Segundo Eça de Queirós:

Outrora uma novela romântica, em lugar de estudar o homem, inventava-o. Hoje o romance estuda-o na sua realidade social. Outrora no drama, no romance, concebia-se o jogo da paixões a priori; hoje analisa-se a posteriori, por processos tão exatos como os da própria fisiologia. Desde que se descobriu que a lei que rege os corpos brutos é a mesma que rege os seres vivos, que a constituição intrínseca duma pedra obedeceu às mesmas leis que a constituição do espírito de uma donzela, que há no mundo uma fenomenalidade única, que a lei que rege os movimentos dos mundos não difere da lei que rege as paixões humanas, o romance, em lugar de imaginar, tinha simplesmente de observar. A arte tornou-se o estudo dos fenômenos vivos e não a idealização das imaginações inatas. (...) Toda a diferença entre o idealismo e o naturalismo está nisto. O primeiro falsifica, o segundo verifica.


De olho no vestibular!

1)Sobre o Realismo,assinale a afirmativa correta:

a)O romance é visto como distração e não como meio de crítica às instituições sociais e decadentes

b)Os escritores realistas procuram ser pessoais e objetivos

c)O romance sertanejo ou regionalista originou-se no Realismo

d)O Realismo constitui uma oposição ao idealismo romântico

2)Tendo em vista as estéticas literárias brasileiras,podemos afirmar que o Realismo brasileiro:

a)Foi marcado por uma intensa preocupação com o aspecto histórico da nação.

b)Determinou o surgimento de uma nova escrita literária cuja ênfase recaiu nas relações amorosas de finais felizes

c)ao se confundir com o Naturalismo,pretendeu uma objetividade maior com vistas a retratar a realidade

d)foi o grande responsável pela afirmação de uma literatura de caráter sugestivo e ambíguo

e)veiculou uma visão idealizada da aristocracia brasileira do tempo do Império

3)Assinale a alternativa em que se encontram características da prosa do Realismo:

a)Objetivismo;subordinação dos sentimentos a interesses sociais.críticas às instituições decadentes da sociedade burguesa

b)Idealização do herói;amor visto como redenção.oposição aos valores sociais

c)Casamento visto como arranjo de conveniência;descrição objetiva;idealização da mulher

d)Linguagem metafórica;protagonista tratado como anti-herói;sentimentalismo

e)Espírito de aventura;narrativa lenta;impasse amoroso solucionado pelo final feliz

4)O Naturalismo,como estética ocidental do século XIX,presente também na literatura brasileira,tem como princípios ideológicos e estéticos

a)as leis científicas,os temas místico-religiosos,o descritivismo

b)o determinismo,o pensamento pessimista,a tensão dialética entre a participação e a impotência do indivíduo

c)a experimentação formal,o regionalismo e o primitivismo

d) a literatura cosial não-realista,o nacionalismo literário e a temática universal

e) o romance pitoresco e histórico,o santismo e a influência do método descritivo das ciências normais

Gabarito:

1)D

2)C

3)A

4)B

























segunda-feira, 10 de março de 2008

Tarsila do Amaral












Biografia


Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886 na Fazenda São Bernardo, município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Filha de José Estanislau do Amaral e Lydia Dias de Aguiar do Amaral. Era neta de José Estanislau do Amaral, cognominado “o milionário” em razão da imensa fortuna que acumulou abrindo fazendas no interior de São Paulo. Seu pai herdou apreciável fortuna e diversas fazendas nas quais Tarsila passou a infância e adolescência.Estuda em São Paulo no Colégio Sion e completa seus estudos em Barcelona, na Espanha, onde pinta seu primeiro quadro, “Sagrado Coração de Jesus”, aos 16 anos. Casa-se em 1906 com André Teixeira Pinto com quem teve sua única filha, Dulce. Separa-se dele e começa a estudar escultura em 1916 com Zadig e Mantovani em São Paulo. Posteriormente estuda desenho e pintura com Pedro Alexandrino. Em 1920 embarca para a Europa objetivando ingressar na Académie Julian em Paris. Frequenta também o ateliê de Émile Renard. Em 1922 tem uma tela sua admitida no Salão Oficial dos Artistas Franceses. Nesse mesmo ano regressa ao Brasil e se integra com os intelectuais do grupo modernista. Faz parte do “grupo dos cinco” juntamente com Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia. Nessa época começa seu namoro com o escritor Oswald de Andrade. Embora não tenha sido participante da “Semana de 22” integra-se ao Modernismo que surgia no Brasil, visto que na Europa estava fazendo estudos acadêmicos.Volta à Europa em 1923 e tem contato com os modernistas que lá se encontravam: intelectuais, pintores, músicos e poetas. Estuda com Albert Gleizes e Fernand Léger, grandes mestres cubistas. Mantém estreita amizade com Blaise Cendrars, poeta franco-suiço que visita o Brasil em 1924. Inicia sua pintura “pau-brasil” dotada de cores e temas acentuadamente brasileiros. Em 1926 expõe em Paris, obtendo grande sucesso. Casa-se no mesmo com Oswald de Andrade. Em 1928 pinta o “Abaporu” para dar de presente de aniversário a Oswald que se empolga com a tela e cria o Movimento Antropofágico. É deste período a fase antropofágica da sua pintura. Em 1929 expõe individualmente pela primeira vez no Brasil. Separa-se de Oswald em 1930.Em 1933 pinta o quadro “Operários” e dá início à pintura social no Brasil. No ano seguinte participa do I Salão Paulista de Belas Artes. Passa a viver com o escritor Luís Martins por quase vinte anos, de meados dos anos 30 a meados dos anos 50. De 1936 à 1952, trabalha como colunista nos Diários Associados.Nos anos 50 volta ao tema “pau brasil”. Participa em 1951 da I Bienal de São Paulo. Em 1963 tem sala especial na VII Bienal de São Paulo e no ano seguinte participação especial na XXXII Bienal de Veneza. Faleceu em São Paulo no dia 17 de janeiro de 1973.




Fases da Pintora



Tarsila, com sua obra, revolucionou a arte no Brasil. Ela iniciou seus estudos em São Paulo com Pedro Alexandrino, mestre acadêmico. Em Paris, no início dos anos vinte, estudou na Academia Julian e com Emile Renard, já aparecendo como artista de vanguarda. Dessa primeira fase de sua pintura temos como exemplo "A Samaritana", 1911; "Pátio do Colégio", 1921 e "Chapéu Azul", 1922.Passou por uma fase impressionista, mas quando retornou ao Brasil em 1922, entrou em contato com o grupo modernista e começou a mudar sua pintura. Em 1923, de volta a Paris, entrou em contato com o cubismo (escola de pintura onde predominam figuras geométricas). Pintou "A Negra" e empolgou Fernand Léger, seu professor na época. Iniciou a pintura intitulada pau-brasil"" , onde a artista usou o cubismo como técnica, mas inovou colocando em suas telas temas e cores bem brasileiros. Tarsila criou o conceito de brasilidade, pois foi o "primeiro pintor" a usar as cores caipiras e a utilizar-se de temas do cotidiano do Brasil, lembrando-se muito de sua infância e adolescência vividas nas fazendas de seu pai. Dessa fase podem ser lembrados os quadros "Auto-retrato" ou "Manteau Rouge", 1923; "E.F.C.B.", 1924; "Carnaval em Madureira", 1924; "A Cuca", 1924; "Auto-Retrato", 1924; "O Pescador", 1925; "Religião Brasileira", 1927 e "Manacá", 1927.Posteriormente, quando pintou o "Abaporu", em 1928, querendo causar impacto em seu marido Oswald de Andrade, Tarsila iniciou o Movimento Antropofágico no Brasil. Este movimento, liderado por Oswald, propunha a "deglutição" da cultura européia, tranformando-a em algo bem brasileiro, e a figura do "Abaporu" idealizava o processo da deglutição. Esta fase da pintura de Tarsila intitulada Antropofágica é a mais importante de sua carreira. Temos como exemplo dessa fase os quadros: "Abaporu", 1928; "O Lago", 1928; "O Ovo" ou "Urutu", 1928; "AAbaporu - Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.00. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini. Lua",1928; "Cartão Postal", 1929 e "Antropofagia", 1929.Em 1933, depois de visitar a ex-URSS, pintou o quadro "Operários". Assim, mais uma vez precursora, Tarsila iniciou a pintura com temas sociais no Brasil. Nessa fase pintou também "Segunda Classe". Nos anos cinquenta a artista retomou as paisagens e as cores brasileiras que tanto a caracterizaram e voltou à pintura pau-brasil, agora intitulada neo pau-brasil. Tarsila fez duas grandes exposições em Paris nos anos vinte (1926 e 1929), com grande sucesso. Expôs no Brasil individualmente pela primeira vez em 1929. Até seu falecimento, participou de diversas exposições no Brasil e em vários lugares do mundo. Inovou sempre e contribuiu para mudar o rumo das artes do Brasil, junto com o grupo modernista brasileiro, mas mesmo dentro do grupo, sempre foi precursora, sendo assim considerada um dos artistas de maior importância na arte brasileira.




Algumas de suas obras








*Abaporu - Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até


hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.00. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.








*A Negra - Esta tela foi pintada por Tarsila em Paris, enquanto tomava aulas com Fernand Léger. A tela o impressionou tanto que ele a mostrou para todos os seus alunos, dizendo que se tratava de um trabalho excepcional. Em A Negra temos elementos cubistas no fundo da tela e ela também é considerada antecessora da Antropofagia na pintura de Tarsila. Essa negra de seios grandes, fez parte da infância de Tarsila, pois seu pai era um grande fazendeiro, e as negras, geralmente filhas de escravos, eram as amas-secas, espécies de babás que cuidavam das crianças.






























*Auto-retrato - Em Paris, Tarsila foi a um jantar em homenagem a Santos Dumont com esta maravilhosa capa (Manteau Rouge, em francês, significa casaco, manto vermelho). Além de linda, usava roupas muito elegantes e exóticas, e sua presença era marcante em todos os lugares que freqüentava. Depois desse jantar, pintou este maravilhoso auto-retrato.






Romantismo











O Romantismo foi um movimento artístico e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que marcou o período neoclássico e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa. Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade e pela emoção.De acordo com o tema principal, os romances românticos no Brasil podem ser classificados como indianistas, urbanos ou regionalistas.




Romance indianista~~> O índio era o foco da literatura, pois era considerado uma autêntica expressão da nacionalidade, e era altamente idealizado. Como um símbolo da pureza e da inocência, representava o homem não corrompido pela sociedade, o não capitalista, além de assemelhar-se aos heróis medievais, fortes e éticos. Junto com tudo isso, o indianismo expressava os costumes e a linguagem indígenas, cujo retrato fez de certos romances excelentes documentos históricos.



Romance urbano~~> Os temas desenvolvidos tratam da vida na capital e relatam as particularidades da vida cotidiana da burguesia, cujos membros se identificavam com os personagens. Os romances faziam sempre uma crítica à sociedade através de situações corriqueiras, como o casamento por interesse ou a ascensão social a qualquer preço.




Romance regionalista~~> Propunha uma construção de texto que valorizasse as diferenças étnicas, lingüísticas, sociais e culturais que afastavam o povo brasileiro da Europa, e caracterizava-os como uma nação. Os romances regionalistas criavam um vasto panorama do Brasil, representando a forma de vida e individualidade da população de cada parte do país. A preferência dos autores era por regiões afastadas de centros urbanos, pois estes estavam sempre em contato com a Europa, além de o espaço físico afetar suas condições de vida.

1º Geração (Nacionalista–indianista) -Voltada para a natureza, regressa ao passado histórico e ao medievalismo. Cria um herói nacional na figura do índio, de onde surgiu a denominação de geração indianista. O sentimentalismo e a religiosidade são outras características presentes. Entre os principais autores podemos destacar Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre.

Gonçalves de Magalhães foi o introdutor do romantismo no Brasil

Obras: Suspiros Poéticos e Saudades.


Gonçalves Dias foi o mais significativo poeta romântico brasileiro.

Obras: Canção do exílio, I-Juca-Pirama.

Araújo Porto Alegre fundou ,com os outros dois, a Revista Niterói-Brasiliense.



*Principais características:Nacionalista,Ufanista,Indianista,Subjetivismo,Religioso,Brasileirismo (linguagem) e evasão do tempo e espaço

2º Geração (Mal do Século) - Essa geração, também conhecida como Byroniana e Ultra-Romantismo, recebeu a denominação de mal do século pela sua caracteristica de abordar temas obscuros como a morte, amores impossíveis e a escuridão



Álvares de Azevedo

Fazia parte da sociedade epicuréia destinada a repetir no Brasil a existência boêmia de Byron.

Obras: Soneto, Lembranças de Morrer, Noite na Taverna



Casimiro de Abreu

Obras: As Primaveras.


Pálida á Luz,Poesia e amor, etc.

Fagundes Varela


Embora byroniano, a pPoemasoesia dele já apresentava algumas características da 3º geração do romantismo.

Junqueira Freire


Com estilo dividido entre a homossexualidade e a heterossexualidade, demonstrava as idiossincrasias da religião católica do século XIX.

*Principais características:

Profundo subjetivismo,Egocentrismo,Individualismo,Evasão na morte e Saudosismo (lamentação)- Casimiro de Abreu

3º Geração (Condoreira) - Conhecida também como Condoreira, simbolizado pelo Condor, uma ave que costuma construir seu ninho em lugares muito altos, ou Hugoniana, referente ao escritor francês Victor Hugo, grande pensador do social. Apresenta linguagem declamatória e vem carregada de figuras de linguagem. Sentimento Social Liberal e Abolicionista. Apresenta como principais autores Castro Alves, Sousândrade e Tobias Barreto.



Castro Alves

Negro, denominado "Poeta dos Escravos", o mais expressivo representante dessa geração. Obras: Espumas Flutuantes, Navio Negreiro.



Principais românticos brasileiros



Joaquim Manuel de Macedo

Romancista urbano escreveu "A Moreninha" e também "O Moço Loiro".



José de Alencar

Principal romancista romântico.

Romances urbanos: Lucíola; A Viuvinha; Cinco Minutos; Senhora.

Romances regionalistas: O Gaúcho, O Sertanejo, O Tronco do Ipê.

Romances históricos: A Guerra dos Mascates; As Minas de Prata.

Romances indianistas: O Guarani, Iracema e o Ubirajara.



Manuel Antônio de Almeida



Romancista urbano, precursor do Realismo.

Obras: Memórias de um Sargento de Milícias.



Bernardo Guimarães

Considerado fundador do regionalismo.


Obras: A Escrava Isaura; O SeminaristaFranklin TávoraRegionalista.

Obra mais importante: O Cabeleira.



Visconde de Taunay

Regionalista.

Obra mais importante: Inocência.



No país, entretanto, o romantismo perdurará até à década de 1880. Com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, por Machado de Assis, em 1881, ocorre formalmente a passagem para o período realista.



De olho no vestibular!


1)Navio Negreiro - Castro Alves (fragmento)
Senhor Deus dos desgraçados!Dizei-me vós, Senhor Deus!Se é loucura... se é verdadeTanto horror perante os céus...Ó mar! por que não apagasCoa esponja de tuas vagasDe teu manto este borrão?...Astros! noite! tempestades!Rolai das imensidades!Varrei os mares, tufão!...Quem são estes desgraçados,Que não encontram em vós,Mais que o rir calmo da turbaQue excita a fúria do algoz?Quem são?...Se a estrela se cala,Se a vaga à pressa resvalaComo um cúmplice fugaz,Perante a noite confusa...Dize-o tu, severa musa,Musa, libérrima, audaz!São os filhos do desertoOnde a terra esposa a luz.Onde voa em campo abertoA tribo dos homens nus...São os guerreiros ousados,Que com os tigres mosqueadosCombatem na solidão...Homens simples, fortes, bravos...Hoje míseros escravosSem ar, sem luz, sem razão...
O fragmento acima foi retirado do canto V de Navio Negreiro, um dos poemas mais significativos do romantismo brasileiro
.


a) Estabeleça uma comparação entre a temática abordada por Castro Alves e os tópicos recorrentes na segunda fase da poesia romântica, o chamado "Mal do Século"



Resposta: A temática social abordada por Castro Alves, explicitada na denúncia dos horrores da escravidão e na luta pela sua abolição, difere por completo dos tópicos recorrentes na fase do Ultra-Romantismo ou "Mal do Século", representados por poemas que abordam, num universo de pessimismo e angústia, os seguintes aspectos: individualismo, solidão, melancolia, frustração e morte.



2)(...)“Teu amor na treva é – um astro,No silêncio uma canção,É brisa – nas calmarias,É abrigo – no tufão;Por isso eue amo, querida,Quer no prazer, quer na dor...Rosa! Canto! Sombra! Estrela!Do Gondoleiro do amor.”O fragmento do poema de Castro Alves mostra uma relação entre parceiros amorosos que se estabelece através de uma expressão ______________ dos sentimentos, próprias das manifestações do período literário denominado _______________


a)objetiva Romantismo
b)moralizante Simbolismo
c)idealizada Romantismo
d)melancólica Simbolismo
e)idílica Parnasianismo


Resposta:c


Arcadismo



O Arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII. O nome dessa escola é uma referência à Arcádia, região bucólica do Peloponeso, na Grécia, tida como ideal de inspiração poética. No Brasil, o movimento árcade toma forma a partir da segunda metade do século XVIII.A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo que lhe diz respeito. É por isto que muitos poetas ligados ao arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos,pois o ideal de vida válido era o de uma vida bucólica.
O desejo da natureza, a realização da poesia pastoril, a reverência ao bucolismo são traços marcantes da literatura arcádica, disposta a fazer valer a simplicidade perdida no Barroco.


~~>Fugere urbem (fuga da cidade)


~~>Locus amoenus (lugar aprazível, ameno)


~~>Aurea Mediocritas (mediocridade áurea - simboliza a valorização das coisas cotidianas focalizadas pela razão)


~~>Inutilia truncat (cortar o inútil - eliminar o rebuscamento barroco)


~~>Neoclassicismo~~>Pseudônimos pastoris (fingimento poético para não revelar sua identidade)


~~>Carpe diem (aproveite o dia)


Seus principais representantes foram:


*Cláudio Manuel da Costa
Introdutor do Arcadismo no Brasil, Cláudio Manuel da Costa (1729-1789) estudou Direito em Coimbra. Rico, advogou em Mariana, SP, onde nasceu e estabeleceu-se depois em Vila Rica. Foi um poeta de transição, ainda muito preso ao Barroco. Era grande amigo de Tomás Antônio Gonzaga, como atesta a poesia deste. Tinha os pseudônimos (apelido, no caso dos árcades, de origem pastoril) de Glauceste Satúrnio e Alceste. O nome de sua musa era Eulina. Foi preso em 1789, acusado de reunir os conjurados da Inconfidência Mineira. Após delatar seus colegas, é encontrado morto na cela, um caso de suicídio até hoje nebuloso. Na citação a seguir está presente um elogio ao campo, lugar idealizado pelos árcades.




"Quem deixa o trato pastoril, amado
Pela ingrata civil correspondência,
Ou desconhece o rosto da violência,
Ou do retiro da paz não tem provado."



*Basílio da Gama
O poeta José Basílio da Gama (1741-1795), nascido em São João del Rei, MG. Estudou com os Jesuítas no RJ até a expulsão destes do Brasil pelo Marquês de Pombal. Foi para Itália e ingressou na Arcádia Romana, adotando o pseudônimo de Termindo Sipilío. Escapou de acusações de jesuitismo escrevendo elogios ao casamento da filha do Marquês de Pombal. Escreveu O Uruguai ajudado por este e o publicou em 1769. A segunda passagem é uma das passagens mais famosas de sua obra: a morte de Lindóia.



"Na idade que eu, brincando entre os pastores,
Andava pela mão e mal andava,
Uma ninfa comigo então brincava,
Da mesma idade e bela como as flores."



*Tomás Antônio Gonzaga
Nascido em Porto (1744-1810?) de pai brasileiro, estudou na BA e formou-se em Coimbra em Direito, sendo um jurista habilidoso. Envolvido na Inconfidência é preso em 23/05/1789 e mandado para a prisão no Rio de Janeiro. É deportado para a África em 1792. Na África se casa com uma rica herdeira, recupera fortuna e influências e morre, provavelmente, em 1810. Produziu pouco, exceto no curto tempo em que esteve em MG. Apaixonado por Maria Dorotéia Joaquina de Seixas, escreveu Marília de Dirceu em sua homenagem. Ele ia casar-se com ela e partir para a Bahia assumir um cargo de desembargador, mas foi preso uma semana antes. Segundo suas poesias ele não participava da Conjuração, apesar de ser amigo de Cláudio Manuel da Costa. De fato, Gonzaga, acusado de ser o mais capaz de dirigir a Inconfidência e ser o futuro legislador, não suportava Tiradentes. Escreveu também as Cartas Chilenas, que satirizavam seu desafeto,o governador Luís Cunha Meneses Sua obra apresenta características transitórias para o Romantismo, como a supervalorização do amor e a idealização da mulher em Marília de Dirceu.

"Eu vi o meu semblante numa fonte,
Nos anos ainda não está cortado;
Os Pastores, que habitam este monte
Respeitam o poder de meu cajado."

De olho no vestibular!

01. Entre os escritores mais conhecidos do “Grupo Mineiro”, estão:

a)Santa Rida Durão, Cecília Meireles, Tomás Antônio Gonzaga

b)Alvarenga Peixoto, Fernando Sabino, Cláudio Manuel da Costa

c)Basílio da Gama, Paulo Mendes Campos, Alvarenga Peixot

d)Silva Alvarenga, Mário de Andrade, Menotti del Picchia

e)Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto


02. (ITA) Uma das afirmações abaixo é incorreta. Assinale-a:

a)A morte de Moema,índia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao índio Cacambo, é trecho mais conhecido da obra O Uruguai, de Basílio da Gama

b)O poema épico Caramuru, de Santa Rita Durão, tem como assunto o descobrimento da Bahia, levado a efeito por Diogo Álvares Correia, misto de missionários e colonos português

c)A produção literária do Arcadismo brasileiro constitui-se sobretudo de poesia, que pode ser lírico-amorosa, épica e satírica

d)O escritor árcade reaproveita os seres criados pela mitologia greco-romana, deuses e entidades pagãs. Mas esses mesmos deuses convivem com outros seres do mundo cristão

e)O árcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construções da linguagem barroca, preferindo a clareza, a ordem lógica na escrita


03. Qual a alternativa que apresenta uma associação errada?

a)Arcadismo / Iluminismo

b)Arcadismo / Racionalismo

c)Arcadismo / Anti-Classicismo

d)Barroco / Contra-Reforma

e)Romantismo / Revolução Industrial


04. Assinale o que não se refere ao Arcadismo:

a)Volta aos princípios clássicos greco-romanos e renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeição, a imitação da natureza)

b)Época do Iluminismo (século XVIII) – Racionalismo, clareza, simplicidade

c)Apóia-se em temas clássicos e tem como lema: inutilia truncat (“corta o que é inútil”)

d)Ornamentação estilística, predomínio da ordem inversa, excesso de figuras

e)Pastoralismo, bucolismo suaves idílios campestres


05. Poema satírico sobre os desmando administrativos e morais imputados a Luís da Cunha Menezes, que governou a Capitania das Minas de 1783 e 1788:

a)Fábula do Ribeirão do Carmo

b)Caras Chilenas

c)Marília de Dirceu

d)O Uruguai

e)Vila Rica

Nos exercícios 6 e 7, assinale, em cada um, a(s) afirmação(ões) improcedente(s) sobre o Arcadismo. (Podem ocorrer várias em cada exercício).

06. Quanto à linguagem árcade:

I - prefere a ordem indireta, tal como no latim literário;

II - tornou-se artificial, pedante, inatural;

III - procura o comedimento, a impessoalidade, a objetividade;

IV - manteve as ousadias expressionais do Barroco;

V - promove um retorno às “virtudes clássicas”da clareza, da simplicidade e da harmonia.

a)II, IV,V

b)III,IV

c)II, V

d)I, II, IV

e)I, II, III, IV, V


07. A respeito da época em que surgiu o Arcadismo:

a)os “enciclopedistas”construíram os alicerces filosóficos da Revolução Francesa

b) em O Contrato Social, Rousseau aborda a origem da Autoridade

c)a burguesia conhece, então, acentuado declínio em seu prestígio

d)o adiantamento cientifico é uma das marcas desta época histórica

08. (ITA) Dadas as afirmações:

I - O Uruguai, poema épico que antecipa em várias direções o Romantismo, é motivado por dois propósitos indisfarçáveis: exaltação da política pombalina e antijesuitismo radical.

II - O(A) autor(a) do poema épico Vila Rica, no qual exalta os bandeirantes e narra a história da atual Ouro Preto, desde a sua fundação, cultivou a poesia bucólica, pastoril, na qual menciona a natureza como refúgio.

III - Em Marília de Dirceu, Marília é quase sempre um vocativo; embora tenha a estrutura de um diálogo, a obra é um monólogo – só Gonzaga fala, raciocina; constantemente cai em contradição quanto à sua postura de Spastor e sua realidade de burguês.Está(ão) Correta(s):

a)I e III

b)I e II

c)II e III

d)I, II e III


09. Indique a alternativa errada:

a)O cultismo correspondeu sobretudo a um jogo formal refinado, com uso abundante de figuras de linguagem e verdadeiras exaltação sensorial na composição das imagens e na elaboração sonora

b)O Arcadismo tendeu à obscuridade, à complicação lingüística e ao ilogismo

c)O arcadismo afirmou-se em oposição ao estilo barroco

d)Cultismo e conceptismo são as duas vertentes literárias do estilo barroco

e)O conceptismo correspondeu a um estilo fundado em “agudezas”ou “sutilezas”de pensamento, com transições bruscas e associações inesperadas entre conceitos


10. Em seu poema épico, tenta conciliar a louvação do Marquês de Pombal e o heroísmo do índio. Afasta-se do modelo de Os Lusíadas e emprega como maravilhoso o fetichismo indígena. São heróis desse poema:

a)Diogo Álvares Correia, Paraguaçu, Moema

b)Diogo Álvares Correia, Paraguaçu, Tanajura

c)Cacambo, Lindóia, Moema

d)Cacambo, Lindóia, Gomes Freira de Andrade

e)n.d.a.


Gabarito:

01 - E

02 - A

03 - C

04 - D

05 - B

06 - D

07 - C

08 - A

09 - B

10 - D








Barroco



"Toda forma exige fechamento e fim, e o barroco se define pelo movimento e instabilidade; parece-nos, pois, que ele se encontra ante um dilema: ou negar-se como barroco, para completar-se numa obra, ou resistir à obra para persistir fiel a si mesmo"

(J. Rousset)



Conhecido também por Seiscentismo (anos de 1600), este foi um estilo literário marcado pela linguagem rebuscada, o uso de antíteses e de paradoxos que expressavam a visão de mundo barroca numa época de transição entre o teocentrismo e o antropocentrismo.No Barroco, estão presentes duas vertentes: conceptismo e cultismo.


~*Conceptismo ou quevedismo - valorização do conteúdo/conceito, jogo de idéias através do raciocínio lógico. Há o uso da parábola com finalidade mística e religiosa.


"Para um homem se ver a si mesmo, são necessárias três coisas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não se pode ver por falta de olhos; se tem espelho e olhos, e é de noite, não se pode ver por falta de luz. Logo, há mister luz, há mister espelho e há mister olhos."(Padre Antônio Vieira)


"Se uma ovelha perdida e já cobrada
lória e prazer tão repentinoVos deu,
como afirmais na Sacra História,
Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada
Cobrai-a e não queirais, Pastor Divino,
Perder na Vossa ovelha a Vossa glória."(Gregório de Matos)


~*Cultismo ou gongorismo - valorização de forma e imagem, jogo de palavras, uso de metáforas, hipérboles, analogias e comparações. Manifesta-se uma expressão da angústia de não ter fé.


" Ofendi-vos, Meu Deus, é bem verdade,
É verdade, Senhor, que hei, delinqüido
Delinquido vos tenho..."(Gregório de Matos)


- Características:


*Metáfora
Revolução da poética barroca com o surgimento das metáforas erótico-anatômicas que associavam o amor ao prazer e a natureza à mulher.


"Goza, goza da flor da mocidade. / Que o tempo trata a toda ligeireza / E imprime em toda a flor sua pisada."(Gregório de Matos)


*Antítese
Reflete a contradição do homem barroco, seu dualismo


"Ardem chamas n’água, e como / vivem as chamas, que apura, / são ditosas Salamandras / as que são nadantes turbas"(Botelho de Oliveira)


*Paradoxo
Demonstra a tentativa de fusão dos opostos que atormenta o homem barroco

"Ardor em firme coração nascido; / Pranto por belos olhos derramado; / Incêndio em mares de água disfarçado; / Rio de neve em fogo convertido."
(Gregório de Matos)

*Hipérbato
Denota a desordem do pensamento do homem barroco
"A vós correndo vou, braços sagrados / Nessa Cruz sacrossanta descobertos"(Gregório de Matos)

*Gradação
"Oh não aguardes que a madura idade / Te converta essa flor, essa beleza, / Em terra, em cinzas, em pó, em sombra, em nada."(Gregório de Matos)

De olho no Vestibular!
Nasce o Sol e não dura mais que um dia,Depois da Luz se segue a noite escura,Em tristes sombras morre a formosura,Em contínuas tristezas a alegria.Porém se acaba o Sol, por que nascia?Se é tão formosa a Luz, por que não dura?Como a beleza assim se transfigura?Como o gosto da pena assim se fia?Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza,Na formosura na se dê constância,E na alegria sinta-se a tristeza.Começa o mundo em fim pela ignorância,E tem qualquer dos bens por naturezaA firmeza somente na inconstância.(MATOS, Gregório. 25 poemas. Belo Horizonte: Itatiaia, 1998. p.44.)

A respeito do soneto de Gregório de Matos é INCORRETO afirmar:
a) o poeta, influenciado pelo classicismo, estabelece um paralelo entre os processos naturais e o percurso humano.
b) o poeta, inspirado no desconcerto do mundo camoniano, se queixa da brevidade da vida e da instabilidade do mundo.
c) o poeta, apesar da visão pessimista, observa que o destino das tristezas é se transformarem em alegria.
d) o poeta, baseando-se numa constatação pragmática, afirma que a Luz e formosura estão destinadas a desaparecer.
e) o poeta, imbuído no espírito Barroco que enforma a sua poesia, vê o mundo às avessas, em que o fulgaz é o que permanece.

Leia atentamente o fragmento do sermão do Padre Antônio Vieira:A primeira cousa que me desedifica, peixes, de vós, é que comeis uns aos outros. Grande escândalo é este, mas a circunstância o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, se não que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrário era menos mal. Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande [...]. Os homens, com suas más e perversas cobiças, vêm a ser como os peixes que se comem uns aos outros. Tão alheia cousa é não só da razão, mas da mesma natureza, que, sendo criados no mesmo elemento, todos cidadãos da mesma pátria, e todos finalmente irmãos, vivais de vos comer.VIEIRA, Antônio. Obras completas do Padre Antônio Vieira: sermões. Prefaciados e revistos pelo Pe. Gonçalo Alves. Porto: Lello e Irmão – Editores, 1993. v. III, p. 264-265.O texto de Vieira contém algumas características do Barroco.
Dentre as opções abaixo, assinale aquela em que NÃO se confirmam essas tendências estéticas:
a) o culto do contraste, sugerindo a oposição bem x mal, em linguagem simples, concisa, direta e expressiva da intenção barroca de resgatar os valores greco-latinos.
b) a tentativa de convencer o homem do século XVII, imbuído de práticas e sentimentos comuns ao semipaganismo renascentista, a retomar o caminho do espiritualismo medieval, privilegiando os valores cristãos.
c) a presença do discurso dramático, recorrendo ao princípio horaciano de “ensinar deleitando” – tendência didática e moralizante, comum à Contra-Reforma.
d) O tratamento do tema principal – a denuncia à cobiça humana – através do concepismo, ou jogo de idéias.
e) A utilização da alegoria, da comparação, como recursos oratórios, visando à persuasão do ouvinte
 
© Papeis Krista '' Por Elke di Barros